sexta-feira, 27 de maio de 2011
QUEM SOMOS ?
-Promover estudos e pesquisas culturais dentro do contexto potiguar,como também de outros Estados no Nordeste,bem como a busca da difusão das manifestações culturais e integração entre a comunidade e estas manifestações.
-Incentivar a integração multidisciplinar de profissionais interessados na educação da sociedade,referente ao estudo,pesquisa e desenvolvimento cultural e socio educativos.
-Valorização da identidade cultural local através do resgate das manifestações artistíco/culturais de rais nordestina.
-Desenvolver em conjunto com as redes municipais e estaduais de ensino uma politica de educação voltada para o fortalecimento da cultura como meio de inclusão social.
-Promover feiras,mostras e intercâmbios com outras entidades com os mesmos objetivos de outra localidades.
Companhia de Dança Macambirais
Durante os dez anos de existencia,a companhia de danças e cultura popular Macambirais,representou o Estado nos maiores festivais folclóricos do Brasil,como exemplo:Festival Internacional de Caruaru-PE,Festival de Folguedos de Piaui-PI,Festival de folclóre de Olimpia-SP entre outros,a Nível Estadual ;Festival de danças folclóricas da FIART(Feira Internacional de Artesanato)onde consagrou-se por duas vezes a melhor companhia de danças daquele festival.
A C&A,além de ser pioneira em toda região,e contribuir para a divulgação do hibridismo cultual de nosso estado,realiza atividades socioeducativas com crianças de nosso municipio,onde as mesmas tem a oportunidade de terem aulas de dança e teatro,conhecerem o Espaço Cultura ICM,e o mais importante que é preparar estas crianças para a vida,fazendo com que estas crianças sejam FUTUROS integrantes da CIA MACAMBIRAIS,e amantes da cultura popular.
DANÇAS
O Alto do Boi de Reis Encontrado em praticamente todas as regiões do RN,assim descreveu Mizabel Pedroza,titular nacional do Folclore da União pannamericana no CD Auto do Boi de Reis"... Oboi de Reis,tem inicio com as salvas dentro de casa,louvores a Jesus,Nossa senhora e Santos.Seguem-se cantos e bailes do Rei mestre e demais figurantes.Diálogos apresentação das figuras,tendo cada qual o seu próprio.Quando da morte do boi,a tristeza é superadalogo a seguir do boi são oferecidas de maneira figurada - ás pessoas que se acham presentes ao espetáculo.Rimando as partes do Boi com os nomesdos conhecido.Finaliza com os cantos do Rei Mestre Manoel Marinheiro despedindo-se da assistência e dos companheiros...". Vem de cá meu boi espaço,vem de cá meu maravia, Pés descalço frente aberta,estrela dalva á luz do dia, Dá via nobre Platéia,com toda sua familia, Vem de cá,Macambirais,vem de cá meu surubim, Mestre Manoel Marinheiro nunca botou boi reis.
Confira as fotos do Auto do Boi de Reis




Sequencia Nordestina de Danças de Salão




