domingo, 12 de fevereiro de 2012

Histórico

O Instituto Cultural Macambirais, também denominado ICM, constituída em 20 de setembro de 2003, é uma pessoa jurídica de direito privado, de âmbito municipal e estadual, sem fins lucrativos, de caráter jurídico, sócio-cultural, técnico e cientifico, com tempo e duração indeterminado, com sede em passa e Fica, Estado do Rio Grande do Norte. O instituto tem como finalidade promover estudos e pesquisa culturais no contexto potiguar como em outros estados do nordeste, valorização da identidade cultural local através do resgate das manifestações artístico/cultural de raiz nordestina.

A Companhia de Dança e Cultura Popular Potiguar Macambirais formada em 19 de outubro de 2001, é um grupo Parafolclórico faz parte de uma das ações do instituto cultural macambirais. A Cia de Dança e Cultura Popular Potiguar Macambirais tem como objetivo levar a cultura popular por todo Brasil e vem fazendo esse trabalho há 19 anos. O Grupo Macambirais trabalha com danças do Rio Grande do Norte e de outros Estados Nordestinos. Apresenta espetáculo de danças populares, mas conhecidas e que melhor caracterizam a alma cultural do nosso povo. A Cia. Macambirais apresenta em seu espetáculo cênico as Danças do Coco-de-Roda, Ciranda, Queima da fulô, canto das Excelências, Dança do Araruna, Auto do Boi de Reis e Sequência Nordestina de Danças de Salão. Durante o espetáculo percebe-se a referência aos dramas pastoris e cantos de romanceiras típicos do estado, pesquisados ao longo dos anos pela equipe de produção da companhia.

A Cia Já apresentou seu espetáculo nos estados de:
Pernambuco: No Festival Internacional de Folclore de Caruaru-PE, Marco Zero de Recife; 
Paraíba: IV amostra cultural de Várzea - PB, Feira Brasil Mostra Brasil João Pessoa – PB; 
São Paulo: Festival de Folclore de Olímpia-SP, Festival de Folclore de Bauru-SP, Festa de São do São João do Nordeste em São Paulo-SP; 
Piauí: No 34º Festival Folguedos do Piauí na cidade de Teresina - PI; 
Rio Grande do Norte: Teatro de Cultura Popular da Fundação José Augusto Natal-RN,  Amostra cultural da cultural de Parelhas-RN, Feira Internacional de Artesanato Natal-RN
Mato Grosso: Na FIFOLK-MT

O grupo percussivo BRAtuq foi um grupo de percussão formado por instrumentos convencionais, feito com materiais recicláveis, foi uma ação também do instituto cultural macambirais, que visa difundir a cultural local e regional, e assim conscientizar a população a cerca da degradação ambiental que vivenciamos. Através de ritmos de origem brasileira, divulgar e resgatar a cultura popular brasileira haja vista o valor indubitável da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário